A ANVISA criou esse manual com o objetivo de criar vocabulários controlados (padronização de termos, conceitos e abreviações) para serem utilizados como referência primária, principalmente no registro e pós-registro de medicamentos, nas suas bulas e rótulos, nos sistemas de informações e em outras atividades que necessitam de informações padronizadas sobre embalagens, vias de administração e formas farmacêuticas de medicamentos, como na certificação de Boas Práticas de Fabricação.
Para a legitimação do trabalho e para dar transparência ao processo, a padronização foi publicada na forma das Consultas Públicas nº 50/07, que apresenta a lista de formas farmacêuticas e vias de administração, e nº 81/07, que apresenta a lista de embalagens. Após as contribuições da sociedade e do setor regulado, a padronização chegou ao seu formato final, que é flexível para acomodar novas formas farmacêuticas, vias de administração e embalagens que surjam como resultado do desenvolvimento tecnológico, podendo ser atualizada periodicamente.
Esse manual pode ser encontrado neste link: https://www.gov.br/anvisa/pt-br/centraisdeconteudo/publicacoes/medicamentos/publicacoes-sobre-medicamentos/vocabulario-controlado.pdf/view
Para iniciar clique no botão NEXT
Nenhum dado é coletado nessa simulação
Clique em INCLUIR, preencha a dosagem e sua unidade, repita para cada princípio ativo. Clique NEXT
Selecione o grupo da Forma Farmacêutica e um item dessa forma. Clique NEXT
Escolha a Via de Administração. Clique NEXT
Escolha a Embalagem Secundária. Clique NEXT
Escolha um tipo de embalagem primária e depois um dos itens que aparecerão abaixo. Defina a quantidade de embalagem secundária, se diferente que uma, e a quantidade que abriga a embalagem primária. Clique em COPIAR que irá armazenar o resultado no Clipboard, use CONTROL+V para colar.